quinta-feira, 8 de maio de 2008

Hoje é o dia do Guilherme e falar do futuro melhor


Hoje estou de volta a este Blog para retomar de fato o espaço virtual, mas onde pretendo tratar de coisas muito reais, verdadeiras. Voltar hoje não é um mera casualidade. Há oito anos nascia o Guilherme, lá pelas 15:45h, e em sua homenagem estou de fato começando a usar este Blog. E a homenagem que faço ao Guilherme é na verdade publicando este desenho que ele fez há mais de dois anos. Creio que ele nem se apercebe do significado de seu desenho para a luta dos povos, em
especial os da América do Sul.

Na verdade meu menino pôs no papel a integração que ocorre nos tempos atuais nesta parte do mundo e que tem sido um exemplo a ser seguido por outros povos. Aqui as forças democráticas e progressistas conquistam, por meio de eleições, avanços significativos através das vitórias de Lula, no Brasil; Hugo Chavez, na Venezuela; Evo Morales, na Bolívia, Rafael Correa, no Equador; Nestor e agora Cristina Kirchner, na Argentina e mesmo Michelle Bachelet, no Chile. Mais recentemente a vitória de Fernando Lugo, no Paraguai, aumenta ainda mais a fé de que a América do Sul se desfaz de seu período de ditaduras, nos anos 70 e 80, e de governos neoliberais, nos anos 90 e início deste século. Ainda resta a Colômbia e, de certo modo, o Peru, onde ainda persistem forças conservadoras, mais atrasadas. A presença de Álvaro Uribe na Colômbia é na verdade uma ameaça permanente à paz e por esta razão é preciso que se busque um entendimento entre os segmentos mais avançados daquele país, desde as FARC até segmentos liberais, para assegurar uma vitória progressista.

Tenho esperança de avanços ainda maiores nesta parte do mundo, o que vai fazer com que os povos conquistem novas vitórias mundo afora. Não me falta a convicção de que o menino que desenhou essas bandeiras unidas ainda vai viver, e espero ainda compartilhar um pouco com ele, dias muito melhores no Brasil e no mundo.

Também em homenagem ao Guilherme quero deixar aqui um depoimento de pai e de alguém que busca respeitar cada vez mais as opiniões e idéias dos outros. Há muitos que se esforçam para que seus filhos sigam seus passos na mesma pisada. Penso diferente, quero que meu Guilherme seja esse cara maravilhoso que já é, curioso, instigador, leitor e até teimoso. Ele é também um grande amigo, somos parceiros em muitas coisas e gostamos de brincar sempre um com o outro. Quero preservar esta relação por toda a vida, afinal ele é meu filho, mas é também um cidadão do mundo, que devo respeitar e ser um amigo fiel.

Em relação ao respeito, volto a dizer, quero sempre dialogar com ele sobre as coisas do mundo, as idéias, os acontecimentos, as polêmicas e tudo que acharmos que merece uma conversa. Nunca irei agir como doutrinador, mas como instigador da reflexão. Estimularei, como fazemos a Cláudia(mãe dele) e eu, o conhecimento, a leitura, o acesso às manifestações artísticas, à cultura, à informação e o que mais for necessário. Tudo num esforço para que ele mesmo construa suas opiniões, idéias e o seu caminho.

Nenhum comentário: