sábado, 27 de dezembro de 2008

Saúde, dos negócios, é o que interessa

Mas entre uma das coisas que vi na Veja foi uma matéria sobre o Steve Jobs, dono da Apple, fabricante do iPod e do iPhone. O cara tem dinheiro sobrando, mas sua saúde ta muito pouca, tá mal mesmo. Resultado: as ações da empresa dele despencaram 7% na bolsa de tecnologia dos Estados Unidos,a NASDAQ, e como as perspectivas de sobrevivência de Jobs a um tipo raro de câncer no pâncreas são muito pequenas, já está criado um problema para a sobrevivência da empresa dele.

Um estudo da Universidade de Harvard, nos “Steitis”, diz que a sucessão do criador de uma empresa tende a encolher em 18% o seu valor de mercado e se a firma tem a cara do dono, aí é que o perigo é grande. Pensando nisso muitos empresários antecipam suas “aposentadorias” e preparam logo o terreno para que, quando “subirem aos céus”, o inferno não baixar em suas criaturas empresariais. Taí o Bill Gates, da Microsoft, que não me deixa mentir. Já nem dirige mais a empresa, que é tocada por um “chair-man” ( tradução literal homem-cadeira, o que senta no principal lugar da mesa – é só chegar em Sobral e meu inglês renasce, hehehe).

Isso é só pra saber que no capitalismo num tem essa de piedade, nem sentimentalismo. Já que a empresa tem seus donos, mas também tem seus acionistas, o importante é a saúde dos negócios e se o dono vai mal, que se “aposente” em nome dos dividendos que não podem cair. Ainda mais em tempos de crise braba do capitalismo.

Um comentário:

Anônimo disse...

O que gostei mais foi isso do inglês aflorar assim tão naturamente quando pisa nas terras de Sobral!kkkkk
Bju!