terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Darwin na folia

Alguém aí seria capaz de imaginar o carnaval de Salvador há 177 anos? Pois a edição desta semana da revista Carta Capital publica uam matéria sobre a passagem de Charles Darwin pelo Brasil em 1832 - isso mesmo o autor do clássico A Origem das Espécies esteve no Brasil em sua expedição a bordo do HMS Beagle e ficou vários meses no Rio de Janeiro - e em seu diário registrou uma circulada por Salvador no no dia 4 de março, primeiro dia de carnaval daquele ano. Um detalhe, ele tava mais parecido com essa imagem aí do lado do aquele com um barbona enorme que estamos acostumados a ver, só que tava de cabelo e barba raspados. “Cruzamos o Equador”, ele anotou em seu diário no dia 17 de fevereiro de 1832, “e passei pelo desagradável ritual de ter meus cabelos e minhas barbas raspados.” Era o castigo de Netuno aos noviços em navegação."

Pois agora veja o que falou Darwin sobre o carnaval de Salvador:

"Wickman, Sullivan e eu, nada destemidos, estávamos determinados a encarar seus perigos. Esses perigos consistiam em ser alvejados sem misericórdia por bolas de cera cheias de água e sair encharcados por grandes seringas de lata. Achamos muito difícil manter nossa dignidade enquanto caminhávamos pelas ruas".


Fico aqui só imaginando o Darwin e a turma dele tentando "manter a dignidade" no Bloco dos Sujos de Sobral, ou no meio duma "pipoca" na Salvador dos dias de hoje, pra ficar só em dois exemplos.

Nenhum comentário: