quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Democracia meio torta

Na semana passada, por conta duma charge preconceituosa publicada pelio jornal New York Post contra o Barak Obama, eu falei que a eleição nos Estados Unidos num foi tão fácil na eleição do primeiro presidente negro daquele pais. Pois é, mas senti que minha informação tava precária, que precisava dizer mais coisa pra demonstrar o sufoco do Obama.

Lendo o artigo “Múltiplas Américas, um só Obama” da professora Cristina Pecequilo, da UNESP, na Revista Princípios, encontrei os detalhes que precisava compartilhar com você. Vamos aos números: Obama obteve 66 milhões de votos, ou seja 53%, enquanto Mccain teve 59 milhões de votos, 47%.

Agora, o curioso é que ao contrário do que todo mundo pode pensar, a eleição nos “Isteites” num tem nada de direta, é na base do Colégio Eleitoral e aí a coisa é bem diferente. Ainda mais que lá o voto é o chamado distrital puro, ou seja, os partidos não elegem seus candidatos proporcionalmente ao percentual de votos que obtiverem, quem tem a maioria dos votos, elege tudo. Quanta democracia, não?

No Colégio Eleitoral dos gringos o Obama teve 365 votos, 68%, enquanto que o Mccain teve 173, 32%. Ta eleito e empossado o Obama, mas se a opinião da população vale alguma coisa, é bom lembrar que ela ta bem dividida.

Nenhum comentário: