sábado, 31 de janeiro de 2009

"E o salário, ó!"

No dia 18 de janeiro o jornal O Estado de São Paulo publicou uma excelente entrevista do Chico Anysio. Ele rasga o verbo, fala de como a Globoo tirou do ar, mas ainda o mantém preso a uma contrato que lhe impõe algumas limitações, fala algumas coisas sobre sua vida pessoal e seu projetos pro futuro. Vale a pena ler todinha.

A minha época também é hoje', diz Chico Anysio



Sem saudosismo, o humorista fala sobre a carreira e as divergências com a Rede Globo


Este ano, Chico Anysio celebra quatro décadas na TV Globo. No entanto, embora continue sendo reverenciado pelo público brasileiro e os colegas por seus mais de 200 personagens, não parece haver motivo para festa. Aos "77 anos e três quartos", o humorista não está parado: tem show de esquetes em cartaz no Rio até fevereiro, é visto no cinema no blockbuster Se Eu Fosse Você 2 e coleciona projetos, os mais variados, entre livros, uma novela para a Globo e um programa de rádio. Mas desde 2002 não tem programa próprio (só fez participações especiais).

"Até hoje, em qualquer lugar do Brasil, as pessoas reclamam a minha ausência. Isso me ajuda a encarar essa geladeira", diz Chico. Sua voz tem um traço de amargura; seu discurso, também. Só que ele não se faz de coitado, preferindo olhar para a frente. Senta-se ao computador todos os dias e escreve sem parar. Também é diária a ida à academia do fisioterapeuta, onde a briga é contra o enfisema pulmonar, diagnosticado há 24 anos (fumou por 40). Nos fins de semana, diverte-se com os netinhos na piscina de seu condomínio, na Barra da Tijuca. A pintura ele parou momentaneamente, por falta de espaço em casa.

Bom de papo, Chico recebeu o Estado para uma conversa de duas horas na quarta-feira, no apartamento em que vive com Malga, sua sexta mulher, e dois cachorros. Sorri muito, comenta algumas "pequenas vitórias", como a falta de manchas senis nos braços e mãos e o fato de já conseguir caminhar 35 minutos na esteira. "Estou muito feliz com meu enfisema. Pelo tanto que eu fumei (mais de três maços por dia), poderia ter tido um câncer facilmente."

Agora leia a entrevista dando um clic bem aqui



A edição de dezembro.2008, da revista Rolling Stone brasileira também entrevistou do Chico, mas é uma pena que a versão on line da revista não tenha disponibilzado toda, porém dá pra ler o que tá disponível clicando aqui.

Nenhum comentário: