O governador de Minas, Aécio Neves andou por aqui na semana passado, andou de carro e deve ter proseado muito com o Ciro e Tasso (ainda frescou com o galego porque ele tava de motorista particular do mineiro). Mas o neto do Tancredo Neves, que tá doido pra ser um candidato de consenso à Presidente da República em 2010 (é só ver a marmota que ele o PT mineiro tão fazendo por lá) tenta enfiar a candidatura dele num "grande projeto", que embale todo mundo - isso é que ia se chamar de saco de gatos - e que faça o país avançar. Pois ele saiu com essa frase aí:
"Temos que construir um grande projeto que passe pelas reformas, que tenha ousadia e coragem política para superar os gargalos que têm feito o Brasil crescer timidamente. Em um momento de expansão da economia internacional, em que países em desenvolvimento crescem a dois dígitos, nós crescermos só 4,5% não é um grande êxito".
Só que a coisa num é bem assim. Com o Lula, além do Brasil sair duma paradeira total imposta pelo FHC, que conseguiu fazer pior do que a década perdida dos anos 80, e travou o Brasil nos 90 também, hoje num tem nenhum país crescendo a dois dígitos não. Nem a China.
O FMI divulgou dados em abril desse ano que mostram o seguinte: entre os países em crescimento a China vem puxando o trem do desenvolvimento e em 2006 cresceu 11,1%, em 2007 11,4% e projeta em 2008, 9,3% e em 2009, 9,5%. Já a Rússia, os percentuais, pela ordem são: 7,4%, 8,1%, 6,8% e 6,3%. Na Índia os números são maiores um pouco: 9,7%, 9,2%, 7,9% e 8%. Lá na África a coisa é até boa: 5,9%, 6,2%, 6,3 e 6,4%. No oriente médio os números também animam: 5,8%, 5,8%, 6,1% e 6,1%. As médias nas economias emergentes é a seguinte: 7,8%, 7,9%, 6,7% e 6,6%. Pra findar, a produção cresce com os seguintes percentuais: 5%, 4,9%, 3,7% e 3,8%. Bem parecidin com o Brasil, né?
Arreema, é número que num se acaba mais. Mas o negócio é o seguinte. Isso aí tudo é pra dizer que o Brasil tem crescido ( até o Tasso admitiu isso lá na Coletiva), apesar da maluquice que é o Banco Central, que tem um tucano na sua direção, voltar a aumentar os juros. O Aecin num deve falar coisa que num é verdade, pois aqui num tem besta não. Aliás o paraíso dos tucanos lá no norte, os Estados Unidos, é que tão travando o desenvolvimento. Em 2006 cresceram 2,9%, ano passado 2,2%, esse ano tá previsto 0,5% - isso mesmo meio por cento - e em 2009 um pouquin mais, 0,6%. Eita exemplo bom, viu?!
Economia nunca foi o meu forte, mas esse conversê do tucanin mineiro num me pega e nem me venha com essa de um acordão pra suceder o Lula. O Brasil tem que ir pra frente, mestre. Tucano a gente tem é que botar pra voar longe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário