
Pois bem, Santana do Acaraú nunca mais passou pela minha vida, ou eu nunca mais passei por ela. Só que há uns cinco anos atrás o João Ananias, que tinha sido prefeito de lá, veio pro PCdoB. Com o “Jão” – é assim o jeito que o Patinhas pronuncia o nome do atual Secretário de Saúde do Ceará - vieram outros companheiros, inclusive o então vice prefeito da cidade, Totonho Arcanjo. Em 2004 Totonho entrou para a história como o primeiro prefeito comunista eleito no Ceará. Pois num é que domingo passado a nossa Santana foi parar numa longa matéria do Fantástico? E uma materiazinha muito da sacana.
A Globo, que no Ceará tem um núcleo na TV Verdes Mares com dois repórteres – Aline Oliveira e Alessandro Torres – mandou um dos seus repórteres investigativos só pra fazer uma reportagem sobre denúncias de supostas irregularidades da Prefeitura. Assim que soube da presença da equipe global, Totonho se colocou a disposição para prestar todos os esclarecimentos, mas só depois de muita insistência, o repórter, cheio de má vontade, concordou em ouvir o prefeito por meio do núcleo local da “Toda Poderosa”. O curioso é que enquanto estiveram na cidade os globais teve o apoio e usou como fonte justamente os adversários políticos do Totonho comandados por um tal de Sabino ( que já foi do PSOL, do PT, agora ta no PMDB e tem o apoio do deputado estadual tucano Rogério Aguiar, um cabra tão idôneo que por precaução registrou a candidatura do seu “Juninho” pro caso do TRE não aceitar seu registro). Tava na cara que ia faltar insenção e profissionalismo na reportagem, mas sobraria muita patifaria.
Num deu outra! O Fantástico disse que foram desviados para “empresas de fachada” pelo menos 1 milhão e setecentos mil reais, mas nem se preocupou em saber se as obras foram realizadas. Aqui os argumentos dos adversários políticos do Totonho valeram mais do que o fato das obras todas terem sido executadas ou estarem em execução. Disseram também que três empresas ganham a maior parte das licitações e na verdades muitas outras também realizam obras na cidade e muito mais outras participaram das 26 licitações de obras executadas na cidade entre 2005 e 2007. Eita povin sacana!
Pra mim, que sou muito puto com injustiça, a sacanagem maior foi insinuar que o Totonho tinha algo a ver com o atentado praticado contra o vereador Chico Carneiro em que sua mulher, Maria do Socorro, acabou morrendo 26 dias depois.( Tire sua conclusão do texto da matéria: “As denúncias não são novas na cidade. Em 2003, o vereador Francisco Carneiro da Silva presidia uma CPI sobre o uso de verbas públicas e sofreu um atentado". ) Ora, mas se foi justamente o Totonho, que na época era vice-prefeito e tinha rompido com o prefeito Aldeny Farias, quem apoiou as investigações e articulou solidariedade e até proteção ao vereador. Como uma matéria pode insinuar de forma tão leviana. Pra mim, isso é crime.
Agora uma perguntinha está me azucrinando o juízo desde hoje cedo quando eu soube que a matéria tinha ido ao ar. O que levaria a Globo, que não se move se não for em função de seus interesses nem sempre confessáveis, a fazer uma reportagem sobre um cidadezinha de 28 mil habitantes, no interior do Ceará baseada em “denúncias” que não representam nenhuma novidade? Se há interesses locais, mesmo estaduais, por que a matéria não foi feita pelas emissoras daqui mesmo? Por que ocupar o horário de uma das “estrelas” da programação da Globo para veicular a denúncia?
Pra mim tem muito caroço nesse angu. A briga municipal, a disputa pela Prefeitura de Santana do Acaraú, é a motivação mais aparente, mas o fato do PCdoB viver a fase de maior expansão de seus 86 anos de história causa muitos incômodos. Até hoje tem gente que não aceita que os comunistas tenham eleito o Inácio Arruda como Senador do Ceará, que mais sete prefeitos ( Aquiraz, Araripe, Graça, Jucás, Maranguape, Piquet Carneiro e São Benedito) e dezenas de vereadores tenham se filiado ao partido, que o governador Cid Gomes tenha confiado ao João Ananias a tarefa de conduzir a Secretaria de Saúde do Estado e que o partido viva a expectativa de seu melhor desempenho eleitoral não apenas no Ceará, mas em todo país. É demais pra uma turminha que se achava dona do Ceará e também do Brasil.
É um período magnífico na história do PCdoB ( e eu me sinto muito honrado em viver esse momento histórico), mas num parece que vamos ter calmaria. Como afirmou o Sorrentino, do Comitê Central, “o partido passou a navegar em alto mar, onde as ondas são mais fortes e exigem mais habilidade para navegar”. Bom, num sei se ele falou literalmente assim, mas a idéia central é essa mesmo. Esse episódio de Santana do Acaraú é apenas uma preliminar do que ainda vamos encarar.
Um comentário:
Na verdade essa vai ser a primeira de muitas,pois a oposição está desesperada,procurando algo para fazer todo um escandalo contra a esquerda e principalmente o PCdoB,partido que ñ está envolvido com corrupção e que é um partido que defende os direitos dos mais pobres.que defende uma sociedade mais justa e fraterna.Como o PCdoB ñ defende os beneficios da burguesia e da elite,nem dessa oligarquia imunda que nos temos, ai o desespero da oposição é grande.Agora temos mais do que nunca prexionar o governo para a reforma dos meios de comunicação.REDEMOCRATIZAÇÃO DA MIDIA JÁ
Abração
Carol UNEGRO/UJS/EDUCAÇÃO FISICA UNIFOR
Postar um comentário