segunda-feira, 2 de junho de 2008

As meias do Tasso


Alguém aí percebeu que o Tasso Jereissati tava sem meias no entrevista que deu no programa Coletiva, da TV O POVO? Pois tava sim. Mas também, num passeio daquele, ele tinha mais era que ir bem à vontade. Sim porque ô conversinha mais água com açúcar.

Eu já peguei o bonde andando do primeiro pro segundo bloco, por isso eu num vi o galego (ô apelidozin certo, afinal né ele que gosta de vender tudo, principalmente se for o patrimônio público?) dizer que somente dois senadores do Ceará lutavam pra trazer uma refinaria pro Ceará. Se disse isso o homi tá precisado dum oleozin de peroba, viu?

O programa acabou e eu fiquei catando uma coisa mais consistente na fala do Tasso. Achei que a turma de entrevistadores fez um corpin mole e até ajudou a levantar a bola contra o governo Lula pro tucano-mor do Ceará chutar. Ninguém deu nem um apertin no cabra. Nem perguntaram se ele pretendia se candidatar à reeleição em 2010. Sim porque se o resultado das eleições desse ano num for muito bom pro PSDB, cume que o “zóiazul” vai ter base pra tentar continuar no Senado?

Se eu tivesse ali tinha perguntado umas coisinhas pra ele. Por exemplo:

Quando ele disse que foi o PSDB quem inventou o bolsa-escola e que o Lula apenas mudou o nome pra bolsa-família, eu tinha afirmado na lata que a idéia foi posta em prática pela primeira vez em 1995, pelo então governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque, que na época era do PT. Nesse caso sou “testemunha ocular da história” porque trabalhava em Brasília, no primeiro mandato de deputado federal do hoje Senador Inácio Arruda. Cheguei a ir à Secretaria de Educação do DF e conversar com a responsável pelo programa, que me passou toda a documentação. E aí, senador, o que você me diria disso?

O tucano anda por aí dizendo que o Ceará num recebeu nenhum investimento importante do Governo Lula e que ele é o bonzão pra fazer as coisas pelo Ceará. Pois bem, quando ele era governador, se não me engano no início de 1999, enviou uma mensagem de início de ano para a Assembléia Legislativa onde dizia que as obras de terraplanagem da companhia siderúrgica já estavam em curso no Complexo do Pecém e que os entendimentos com a Petrobrás para a instalação da refinaria já estavam bastante adiantados. Bom, a realidade mostra que aquela mensagem era uma enganação. O que diria o senador se alguém apresentasse o texto pra ele hoje?

O Tasso falou também que a maioria das melhorias que Fortaleza obteve nos últimos anos foi graças à ação do seu partido. Será que num daria pra alguém pedir pra ele citar pelo menos algumas, só pra gente saber o que melhorias foram essas?

Sobre as eleições de Fortaleza, os entrevistadores perderam uma oportunidade de insistir sobre o mal desempenho dos tucanos nas disputas da capital. O Gualter chegou a perguntar o que ele achava da “lenda” de que o apoio do Tasso prejudica candidaturas em Fortaleza. Alguém acha que entrevistado iria concordar? Aliás o próprio Tasso tratou de reforçar essa “lenda”ao enfatizar que Patrícia Sabóya tem perfil próprio, ela mesma tem suas idéias pra Fortaleza e ela conduziria sua campanhia. Alguém acredita nisto? Pois os entrevistadores acreditaram. Pra mim parece mesmo uma atitude de não demonstrar vínculo estreito com a pedetista emplumada. Aliás, o senador quase cometeu um ato falho quando anunciou uma reunião do PSDB com a senadora para discutir um projeto para Fortaleza. Mas ninguém teve iniciativa de puxar o fio da meada e ver até onde iria esse vínculo com a candidata.

Houve muitos momentos em que se poderia ter apertado o entrevistado, impacientá-lo mesmo, insistir com uma questão que ele não tivesse respondido a contento. Que tal forçar mais a barra para que explicitasse os pontos divergentes com o governo Cid, já que ele falou que a bancada estadual tucana deveria endurecer o jogo na Assembléia? E por que não cobrar os nomes de secretários e as áreas do governo que ele acha que estão mal? Tasso disse que não falaria sobre isso e pronto, ninguém insistiu. Ele disse ainda que o governo Lula loteia cargos em busca de apoio político, numa prática que foi abolida há muito tempo. Só se ele tá falando de antes do Governo FHC porque é só lembrar quem foram os ministros do tucanão bocamole. Sem falar que ele pagou literalmente para aprovar a emenda da reeleição. O que o que dizer da criação do mensalão pelo senador Eduardo Azeredo, quando era presidente nacional do PSDB? Acho que faltou vigor nos entrevistadores. Não sei se seria essa moleza toda com alguém dos governos federal e estadual, ou com a Luizianne. Vamos ver como serão as próximas coletivas da TV O POVO.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dá-lhe Inácio!!!

Cantigas de mamãe para filhota disse...

Muito bom Inácio seu comentario,vc deu um show

No meu vê algumas pessoas parecem temer ao Tasso,mas te falo uma coisa que vc já sabe meu caro amigo,esse galeguim ai não ganha mais aqui em Fortaleza não,pois o povo de Fortaleza não é bestá não.Tenho nojo dessa oligarquia jereissati